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domingo, 29 de dezembro de 2013

5 filmes italianos

O cinema italiano é um dos cinemas mais surreais e incríveis que pode haver. Muitas vezes nos rotulamos muito e ficamos presos ao padrão de filmes hollywoodiano e esquecemos de ampliar nossas visões pra filmes estrangeiros seja eles suecos, italianos, francês ou qualquer outro tipo estrangeiro. É importante ressaltar que um bom fã de cinema tem que ter a mente aberta e esta pronto pra ver tudo pois assim ele poderá dizer realmente o que é bom ou não. Pensando nisso separei uma lista com apenas 5 filmes italianos realmente fascinantes. Espero que gostem sei que poderia citar até 100 mais estes 5 acredito ser um grande passo para quem quer realmente conhecer o cinema italiano. 5* A vida é bela (Roberto Benigni)1997 Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam. Sem sombras de dúvidas um dos filmes mais emocionantes da história do cinema italiano. Ainda que muitos não acham que esse filme foi digno de óscar eu sou um dos que protege essa película com unhas e dentes. Roberto Benigni como Guido conseguiu trazer a inocência e pureza do Chaplin e um humor inteligente e simples fora do comum. Esse filme é tão importante pra história do cinema italiano que deve ser visto com a alma aberta. Fazer a gente rir quando se esta vendo pessoas em trabalhos escravos, mulheres com cabelo raspados e uma realidade tão dura é para poucos. No entanto o triste mesmo é saber que Roberto Benigni não conseguiu repetir esse mesmo sucesso. Outra coisa que também vale apena conferir é a entrega do óscar ao ator\produtor Roberto Benigni que foi muito engraçada. Fica ai a dica desse lindo filme. 4* Três homens em conflito (Sergio Leone)1966 Em meio à Guerra Civil Americana, três homens fazem de tudo para colocar as mãos em 200 mil dólares roubados. Sergio Leone conseguiu marcar uma geração e deixar registrado sem sombra de duvida um dos melhores faroeste da história do cinema. Com atuações maravilhosas, trilha sonoras marcantes (Realizada por Ennio Morricone).Esse filme consegue extrair sua atenção e admiração repleto de diálogos rápido e ação Leone mostra que o cinema italiano não é só filmes água com açúcar. Lembro que até hoje em minha família meu vô reúne meus primos, minha mãe e meu pai, minha vó e meus tios pra ver essa grande obra. Um filme que despensa comentários vejam e se renda a Leone. 3* Último tango em Páris (Bernardo Bertolucci) 1972 Enquanto procura um apartamento em Paris, uma bela jovem (Maria Schneider) conhece um americano (Marlon Brando), cuja esposa recentemente cometeu suicídio. Instantaneamente um deseja o outro ardentemente e iniciam naquele momento um tórrido affair. Eles combinam que não revelariam nada de suas vidas, nem mesmo seus nomes, sendo que o objetivo dos encontros seria basicamente sexo. Mas gradativamente os acontecimentos vão fugindo do controle de ambos. Polemico, seco e louco esse filme mostra um lado em que o cinema italiano também é muito bom em demonstrar nas telas (A surrealidade sexual), esse filme chegou a ser vetado em alguns países inclusive recentemente no Brasil. O filme trás Marlon Brando inesquecível no papel de um cara nojento e louco além do mais o filme se tornou inesquecível pela famosa cena da manteiga onde depois de anos tivemos a confissão de Bertolucci que a cena foi realmente um estrupo pela parte dele e Brando. A atriz Maria após o filme desistiu da carreira de atriz e confessou ter iniciado um tratamento psicológico. Marlon disse que foi o maior arrependimento de sua carreira e que se sentiu usado por Bertolucci. Para completar o diretor disse que o filme é baseado em suas fantasias sexuais que um dia sonhou ter transado com uma mulher que conheceu na rua. Marlon por incrível que pareça improvisou a maioria das falas do filme argumentado que o roteiro não havia lhe agradado. Bem precisa dizer mais alguma coisa? 2* Salo ou 120 dias de Sodoma (Pier Paolo Passolini)1976 Em 1944, na cidade de Saló ocupada por nazistas, no norte da Itália, quatro fascistas sequestram 16 jovens saudáveis e os aprisionam em um palácio perto de Marzabotto. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade, sendo que três delas relatam as histórias de Dante e de Sade, e a quarta acompanha ao piano. Na mansão vigiada por guardas, os fascistas vão cometer todo tipo de experiências com os jovens, que passam a ser usados como uma fonte de prazer sexual, masoquismo e morte. Atenção não recomendado a menores de 18 anos, a pessoas com problema de coração e de sensibilidade extrema. Essa obra de Passolini não é só mais um filme sobre um período nazista, mais sim uma obra fiel ao livro do Marquês de Sade (Atenção meninas estamos falando de um livro de Sade não se empolguem e pense que isso é 50 tons de cinza não porque o negócio aqui é muito mais sério que se possa imaginar). Quando o filme foi lançado na Alemanha Ocidental em fevereiro de 1976, ele foi confiscado pelo estado para que ele fosse banido do país. A corte do distrito de Stuttgart classificou-o como pornográfico e pregador da violência. Entretanto, tal ação não foi efetiva, pois poucos dias depois o filme foi permitido para toda a Alemanha Ocidental. Após o filme ser lançado Pasolini foi assassinado cruelmente a causa da morte uns afirmam ser que o estado o assassinou outros que ele (Gay assumido), foi assassinado por um garoto de programa. Esse filme era para ser uma trilogia no entanto não foi possível só ficou realmente essa obra que é um soco na mente e no estômago. O filme trás 2 cenas marcantes primeiro a cena onde uma mulher é obrigada a comer fezes e a segunda a cena do casamento que pra mim foi a melhor do filme. Agora fica a pergunta e ai vai querer ver? 1* Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore) 1988 Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu. É MAIS DO QUE OBRIGATÓRIO a todos os fãs do cinema ver esse filme auto biográfico de Tornatore. O filme apresenta uma sensibilidade, inteligencia e importância nunca vista antes. Trilha sonora linda (MAIS UMA VEZ COMPOSTA POR ENNIO MORRICONE), atuação marcante de Philippe Noiret e do Cascio, roteiro e fotografia na medida, não tem nada negativo no filme. O filme mostra uma história que é impossível quem ama cinema não se identificar. Esse filme merece sim todo destaque assim como todos os filmes de Tornatore.Você inicia o filme rindo e termina em pé chorando e aplaudindo, além do mais o filme trás uma frase bastante marcante '' Alfredo, vai tomar no cu.'' ótimo filme vale apena conferir.

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