window.fbAsyncInit = function() { FB.init({ appId : '1441788519425400', // App ID channelUrl : '//cinemaepsicanaliserec.blogspot.com.br/', // Channel File status : true, // check login status cookie : true, // enable cookies to allow the server to access the session xfbml : true // parse XFBML }); // Additional initialization code here }; // Load the SDK Asynchronously (function(d){ var js, id = 'facebook-jssdk', ref = d.getElementsByTagName('script')[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement('script'); js.id = id; js.async = true; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js"; ref.parentNode.insertBefore(js, ref); }(document));

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

5 filmes surreais

Quem não gosta de um bom filme carregado de Surrealismo? Eu particularmente sou fascinado com o gênero. O surrealismo vindo de outras artes para o cinema, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. No cinema, para ser mais exato, o surrealismo deve a sua existência por dois motivos ou duas correntes: primeiro é a sequência natural da vanguarda francesa (avant garde). Tanto que a maioria dos filmes da vanguarda francesa também são catalogados como surrealistas. A vanguarda foi um cinema experimental e que se autodenominava "avant garde" porque estava a frente da história. Filmes como "Entr'acte, Paris Adormecida, A Queda da Casa de Usher, são ótimos representantes deste interessante movimento. Mas também para "combater" ou ser uma opção (Ou outro motivo qualquer que algum historiador cinematográfico queira dar) do Expressionismo Alemão (M, o Vampiro de Dusseldorf, entre outros) e o Realismo Poético Francês, este último movimento com filmes memoráveis como "Les Bas-fonds", "La Grande Illusion" (A Grande Ilusão) e "La Règle du Jeu" (A Regra do Jogo), entre muitos outros.
Mas ao contrário do Expressionismo e do Realismo, o Surrealismo não se constituiu num movimento datado, pois, pela natureza de sua constituição, permanece vivo até hoje. Então é engano achar que o surrealismo morreu junto com Luis Buñuel, o seu mais famoso propagador. O Cinema Surrealista não é somente os filmes com temáticas e cenas absurdas, mas todo filme que situa sua trama fora daquilo que podemos chamar de "próximo do realismo". Pensando nisso listei 5 filmes de diversos diretores espero que gostem. 5- A bela da tarde ( Belle de Jour, França\Itália, 1967) De Luis Buñuel.
Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada. O surrealismo desse filme é impressionante com a personagem Séverine se imaginando sendo torturada e humilhada de toda forma por seu marido no entanto o surrealismo não se encontra só nas imagens como na abaixo. O surrealismo também se encontra na história bem contada de uma mulher que trai seu marido se prostituindo. O filme conta com a excelente atuação e beleza de Catherine Deneuve uma ótima dica de surrealismo. 4- Repulsa ao sexo ( Repulsion, Inglaterra, 1965) De Roman Polanski.
Em Londres Carol Ledoux (Catherine Deneuve) é uma bela mulher que é sexualmente reprimida e vive com sua irmã mais velha. Ela constantemente resiste aos assédios do seu namorado e também desaprova o amante da irmã. Quando esta viaja com ele em férias, Carol fica sozinha no apartamento e se afunda em uma profunda depressão, passando a ter várias alucinações. Aqui temos a bela Catherine Deneuve novamente como uma mulher reprimida, carregado de surrealismo o filme se torna um clássico pelo suspense e até mesmo pela história. É difícil descrever esse filme em apenas uma palavra e com isso tudo a pergunta que fica é: '' Esse filme é tão ou mais assustador que Psicose?'' 3- Laranja Mecânica (A Clorkwork Orange, Inglaterra, 1971)De Stanley Kubrick.
No futuro, o violento Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca. Um dos mais ou se não o mais polêmico, ousado, surreal e insano filme de Stanley Kubrick. Com uma história pesada e surreal por si Stanley conduz esse filme brilhantemente fazendo ele ser um clássico e digno do selo Cult. Esse é um dos filmes que fez Stanley e Malcolm ser conhecido e respeitado um belo filme. O Inquilino (Le Locataire, França, 1976) De Roman Polanski
Trelkovsky (Roman Polanski), um polonês que está vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho e antigo edifício residencial, onde seus vizinhos, que na sua maioria são velhos reclusos, o observam com um misto de desprezo e suspeita. Ao descobrir que Stella (Isabelle Adjani), a última inquilina do apartamento, era uma mulher jovem e bela que cometera suicídio ao pular da janela, Trelkovsky gradativamente fica obcecado com a mulher morta. A obsessão e o clima do local, mesclado com o comportamento incomum dos vizinhos, faz Trelkovsky se convencer de que seus vizinhos planejam matá-lo. Aqui temos mais um filme de Roman Polanski só que dessa vez temos ele interpretando um homem louco e alucinado por uma mulher que faleceu o filme é uma bela história tenso e surreal temos Polanski mostrando que não é só um bom diretor como um bom ator. 1- Eraserhead ( Eua/1977) De David Lynch
Numa desoladora cidade industrial vive Henry Spencer (Jack Nance). Ele tem uma namorada, Mary X (Charlotte Stewart), e um filho mutante que não para de chorar. Quando se trata de surrealismo dois principais nomes sem sombras de dúvida desse gênero é Luis Buñuel e com certeza David Lynch. Esse filme é a referência de filme de surrealismo com cenas impressionantes e uma história mais surreal ainda podemos descrever esse filme como: '' Um filme para poucos''. Filme realmente incrível assim como toda a obra de David Lynch. Bem só posso finalizar por aqui depois disso tudo dizendo '' Viva ao Surrealismo''.

Nenhum comentário:

Postar um comentário